Egenharia

Egenharia
NOSSO FOCO

Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como construir uma carreira de sucesso



Muitos executivos com quem converso me perguntam: o que os profissionais de sucesso que eu já entrevistei têm em comum?
Apesar de sempre afirmar que em carreira não existe certo ou errado e nem fórmulas prontas de sucesso, há sim um fator que considero comum nos profissionais bem-sucedidos.
Se competência é o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) uma parte da resposta reside neste conceito. Dizia o filósofo Ralph Emerson: suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.
E eu acredito muito no que Ralph Emerson dizia. O sucesso de sua carreira depende essencialmente de suas atitudes, porém dependem também em como suas atitudes são percebidas pelos outros.
E não adianta pensar “não me importo com o que os outros pensam de mim” ou ainda “não estou aqui para fazer amigos e sim fazer meu trabalho” porque o maior marketing pessoal seu quem faz são os outros e neste sentido é possível afirmar que percepção é realidade.
Ter uma carreira de sucesso está intimamente ligado à avaliação que os outros têm de você e assim cada dia de trabalho e cada passo que você dá na carreira é um capítulo dela que você escreve, mas que os outros lêem e contam como histórias.
Não há como dissociar uma coisa da outra. Sua carreira será o que dela você fizer: não adianta terceirizar a responsabilidade para o seu chefe ou para sua empresa, está em suas mãos.
Sim, eu sei que sua empresa não é perfeita, que seu chefe não é legal, que sua equipe é difícil, que ninguém vê o mundo como você vê e que às vezes parece REALMENTE impossível, mas como dizia Michael Jackson “start with the man in the mirror (comece pelo homem no espelho).
BOA SORTE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário