Egenharia

Egenharia
NOSSO FOCO

Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Engenharia Sustentável



Grupo Thá investe em engenharia voltada para a sustentabilidade.
A preocupação com a sustentabilidade ganhou força na construção civil. A Thá Engenharia é uma das empresas pioneiras a qualificar seu corpo técnico, para executar obras que almejam a conquista dos selos verdes. A nova tendência de mercado tem sido cada vez mais absorvida em obras corporativas e comerciais e, para garanti-las, a empresa se compromete com processos menos poluentes, descarte correto de resíduos e uso de matérias-primas ecologicamente corretas.
Pioneira a investir na engenharia sustentável, a engenharia da Thá esteve à frente das obras do Curitiba Office Park (COP), primeiro empreendimento no Paraná, preparado para conquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) concedida pela United States Green Building Council, nos Estados Unidos. O empreendimento foi adaptado à realidade do mercado nacional com o Green Building Council Brasil. O selo norte-americano mede e pontua parâmetros de sustentabilidade em todas as áreas chave envolvidas em uma construção, como: eficiência no uso de águas, eficiência no consumo de energia, materiais e recursos aplicados e qualidade do ambiente interno de trabalho.
O engenheiro da Thá, Roberto Ravaglio, explica que para obter o selo verde, a equipe envolvida na obra teve de ser treinada para atender aos pré-requisitos da certificação. O projeto também envolveu o uso de softwares especiais. “O projetista do sistema de ar-condicionado, por exemplo, utilizou programa específico para fazer a Simulação Energética do Edifício. Com isso reduzimos em pelo menos 14% os gastos com energia do empreendimento, sem abrir mão do conforto térmico para os usuários”, aponta Ravaglio.
A obra do COP priorizou a escolha criteriosa dos materiais em função do baixo impacto ambiental envolvido desde a extração da matéria-prima até o seu descarte. O Curitiba Office Park está inscrito na categoria Core & Shell, que compreende projeto e construção de edifícios de escritórios de grandes lajes, com entrega apenas de ‘núcleo e fachada’. Ou seja, não se refere ao projeto de interiores do escritório. O projeto abordou desde a infra-estrutura básica, como: elevadores, halls, banheiros até caixas de escadas e áreas comuns. “Durante a construção, houve o cuidado de fiscalizar até os caminhões que descarregavam os materiais de construção para ver se não havia vazamento de óleo no estacionamento, evitando a contaminação do solo, bem como a limpeza obrigatória dos pneus antes da saída, evitando que partículas de solo fossem carregadas para as ruas vizinhas ”, aponta Gilberto Kaminski, gerente de planejamento de obras do Grupo Thá.
O resultado foi a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis que oferecem conforto térmico, melhor qualidade do ar, iluminação natural e conexão visual com áreas verdes. Segundo Kaminski, no decorrer da operação, este tipo de empreendimento propicia redução nos custos de manutenção, maior vida útil do imóvel, e o principal item pregado pelo LEED, a redução do impacto no meio ambiente. “Realizar obras com este perfil exige know-how e a Thá vem desenvolvendo sua expertise ao longo de seus 115 anos de atuação. “Somos uma das poucas empresas brasileiras que tem condições de atuar dentro desta conformidade ambiental, pontuada por rígidos parâmetros, para que o cliente almeje a certificação de prédio verde”, explica. Neste contexto, vale ressaltar que o Brasil possui apenas oito edificações certificadas, em consonância com os critérios estabelecidos pelo Green Building.
Outros selos
Além do LEED, outra importante certificação verde é o Selo AQUA, concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A Thá foi responsável pela construção da loja da Leroy Merlin, em Niterói, o único empreendimento no Brasil a receber a certificação AQUA completa. Para obter o Processo AQUA, é preciso que o empreendedor atenda a 14 critérios de desempenho em três fases distintas do empreendimento: idealização do projeto, elaboração e realização. As soluções para a contemplação dos 14 quesitos não são fixas, e vão desde a escolha de matéria-prima até a implantação de um sistema de reaproveitamento de energia solar, por exemplo.
Durante a obra, a equipe de engenharia da Thá optou pelo uso exclusivo de madeira de reflorestamento com selo da Forest Stewardship Council (FSC). Todos os resíduos gerados no canteiro eram devidamente separados e destinados a locais homologados. A preferência era a utilização de fornecedores de materiais da região ou com uma distancia inferior a 300 km do local obra para economia de combustível. As tintas escolhidas tinham baixa emissão de compostos orgânicos voláteis para não agredir a camada de ozônio. Nos banheiros foram instaladas válvulas de descarga para redução do uso de água e instalações para o reaproveitamento de água pluvial e nos projetos elétricos e de ar condicionado foram adotados sistemas de controle para redução do consumo de energia.
A aplicação de todas as adaptações necessárias para a certificação AQUA gerou alguns investimentos extras, para a obra da Leroy Merlin, mas segundo o engenheiro da Thá, na loja Leroy Merlin, Eduardo Drechasler, vale a pena. “Apesar de possuir um investimento um pouco superior em relação a uma construção convencional é garantido ao empreendimento uma maior economia de energia, água e re­­cursos para a manutenção e conservação do imóvel, além de um ambiente mais agradável para quem freqüenta e utiliza,” defende Drechasler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário