Egenharia

Egenharia
NOSSO FOCO

Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os cinco mandamentos para não perder o foco nos estudos



As cinco principais regras que o estudante deve seguir para manter o foco durante ano e, sem dúvidas, conseguir ter sucesso nas provas:
1) A hora sagrada de cada dia
Metade dos estudantes reserva de uma a cinco horas por dia para os estudos. Pouco ou muito? Depende do curso que você almeja. O número de horas muitas vezes é apenas uma referência à quantidade de conteúdos que você conseguiu aprender. O mais importante – e essa é a regra número um – é definir um tempo fixo para os estudos.
Está em dúvida sobre quantas horas deve estudar por dia? Faça o seguinte: tente, esta semana, fazer exercícios de todos os assuntos que você aprendeu no dia. Demorou duas horas? Então seu tempo de estudo ideal é de três horas por dia. Por que essa hora extra? É que, no dia seguinte, além de guardar as suas três horas de resolução de exercício e repasse da matéria, você vai ter uma hora extra para fixar as eventuais dúvidas que você teve com relação ao conteúdo do dia anterior.

O tempo fixo é importante para que você ganhe algo essencial em sua preparação para o vestibular: o ritmo de estudos. Ele é a chave para que você não perca o foco ao longo do ano. É como o atleta que vai correr uma maratona: é preciso preparo diário, pouco a pouco, para que o corpo esteja preparado no dia da prova.

2) O dia da reposição
Se a aula for muito puxada, talvez você não consiga resolver todos os exercícios em três horas. Para isso, você precisa criar um calendário flexível. A ideia é fixar um dia para você cobrir toda a matéria que deixou para trás durante a semana. Escolha um dia, de segunda a sexta.

Durante sábados e domingos, é preferível que você aproveite para descansar. Evite repor aulas nesses dias. Se fizer questão, aproveite para aprofundar mais algum assunto de que você goste, porque assim você cansa menos nos dias de repouso. As reposições costumam ser cansativas – afinal de contas, são conteúdos que você não domina muito. No dia de reposição, se o seu tempo é de quatro horas semanais, faça seis. É só um dia, vai dar certo.

3) Escrever é reforçar
O ambiente é algo que faz toda a diferença na hora dos estudos. Por isso, para garantir o foco, uma regra fundamental é criar um espaço que ajude você a assimilar as matérias. Sabe aquelas fórmulas que você nunca decora? Coloque em uma folha e cole na parede da sala onde você estuda. E aquele conteúdo de história que está difícil de estudar? Escreva um resumo e guarde sobre a mesa.
Outra coisa que vale a pena fixar em um lugar visível é o calendário. Isso mesmo, um calendário das coisas que você vai estudar ao longo da semana. Olhá-lo diariamente vai ajudar você a se organizar mentalmente, outra regra básica para manter o foco.

4) Respeite o seu limite
Jamais invente de estudar dez horas em um dia se você não consegue. Essa regra é básica. Corpo cansado não aprende nada. Se você não conseguiu pegar um assunto, ou acabou deixando de estudar por uma eventualidade, guarde a matéria para o dia da reposição. Se muita coisa ficar pra trás, reorganize seus estudos. O importante é ter metas semanais e cumpri-las. A sensação de que você está conseguindo dar conta daquilo que se propôs a fazer é mais um incentivo que garante o foco nos estudos.

5) Vida social equilibrada
Estudar jamais impediu alguém de namorar, ir ao cinema, ao teatro, ver os amigos, sair e ficar com a família. Por isso que guardar os sábados e domingos é tão importante: são os momentos em que todos estão disponíveis para jogar uma boa conversa fora. Já que você não tem aula, aproveite para almoçar com os avós, escrever um e-mail para alguém que mora longe e fazer tudo aquilo que dá vontade durante a semana. Se você se sentir culpado por não estudar, guarde um tempinho para rever alguma coisa. Mas, como já citamos acima, sempre é bom rever algo que você já domina. Pegue leve, as aulas apenas começaram. Deixe o pesado para suar de segunda a sexta.


Fonte: Vestibular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário